terça-feira, dezembro 12, 2006

Estrelas do Raciocínio

A Escola Ada Sant´Anna participa do Programa Rede Vencer, coordenado pelo Instituto Airton Senna. Após a avaliação realizada pelo Programa no mês de maio, constatou-se a necessidade de fazer algo diferencial com as 3as e 4as séries, para maior avanço na aprendizagem de Matemática.
Assim surgiu o Projeto Estrelas do Raciocínio.
Cujos objetivos são: Motivar os alunos para o estudo dos conteúdos aprendidos em sala de aula; adquirir maior autonomia no desenvolvimento das atividades; observar as dificuldades em etapas, possibilitando aulas de recuperação.
A Supervisora Siegrid realiza as atividades uma vez por semana: na terça-feira com as 3as séries e na quarta-feira com as 4as séries. Na sexta ou segunda-feira avisa-se qual conteúdo será cobrado na próxima etapa.
Para realizar a atividade, cada aluno recebe uma pequena folha com uma questão única, já digitada e com espaço suficiente para resolvê-la. São abordados conteúdos matemáticos que fazem parte do currículo, em situações problemas: numerais ordinais, figuras geométricas, simetria, entrada e prestação, operações fundamentais, lucro e prejuízo, etc.
Depois da correção, o resultado é exposto em quadro mural, na forma de estrelas e as atividades devolvidas aos alunos para correção.

- Estrela de ouro = acerto total
- Estrela de prata = acerto parcial
- Estrela vermelha = sinal de alerta

Faz-se um relato ao professor de cada turma sobre as dificuldades de cada etapa para que possa recuperar os conteúdos defasados.
Os alunos recebem, em cada etapa, um mini-cartão de incentivo para progredirem em seus conhecimentos.
Foi um projeto que “deu certo” e pretende-se repeti-lo no próximo ano.
A aluna que tirou “ouro” em todas as etapas teve sua foto exposta no mural e recebeu um livro de presente. Os demais alunos foram parabenizados, pois com raras exceções, a grande maioria demonstrou progressos no decorrer da mesma, principalmente na capacidade de raciocínio lógico dedutivo.

Siegrid Corrêa
Supervisora

2 Comments:

At 12/22/2011 10:20:00 AM, Anonymous Anônimo said...

so isso

 
At 12/22/2011 10:20:00 AM, Anonymous Anônimo said...

so isso

 

Postar um comentário

<< Home