sexta-feira, maio 05, 2006

Pais, Parceiros na Alfabetização


Passado o 1º bimestre do ano letivo já é possível constatar que algumas crianças demonstram maior dificuldade no processo de aquisição da linguagem escrita. Para essas crianças, fazem-se necessárias intervenções diferenciadas, pois seu ritmo de aprendizagem é lento, uma vez que precisam de um tempo maior para internalizar conceitos que o seu meio social não lhe oferece.
Refletindo sobre alguns aspectos que têm se destacado no cotidiano escolar como fundamentais no processo de transformação da prática educacional, foi possível constatar que o aluno precisa adquirir conhecimentos básicos necessários para que não se sinta inferior aos colegas podendo avançar em sua aprendizagem, visando uma alfabetização mais eficaz.
Trabalhando em busca de uma pedagogia de sucesso, evitando a repetência, optamos pela difícil tarefa de envolver os pais em uma parceria mais atuante tornando-os também mediadores no processo educativo de seus filhos. Para que essa parceria possa ser real, inicialmente faz-se necessário um levantamento da escolaridade e disponibilidade dos pais que serão convidados a formar grupos de estudo quinzenalmente, a fim de receberem maior capacitação para auxiliarem seus filhos em casa.